segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Acabei de ler um livro

Acabei de ler um livro: "The third Reich at war" de Richard J. Evans
Ui que seca! ... outra vez os maus contra os bons! .... já passou! ... o que é que interessa?
Pois este é um tema que sempre me interessou. Por vezes pergunto-me o porquê?
Eis a resposta, muito clara, dada pelo autor deste livro
"Não só o conhecimento histórico do III Reich, mas também a consciência pública do que ele fez, aumentou com o distânciamento no tempo; o debate sobre ele aumentou em vez de diminuir.
Pouco após o fim da II Guerra Mundial, o historiador inglês Alan Bullock terminou a sua monumental biografia de Hitler citando as palavras inscritas no túmulo do arquitecto da Catedral de S. Paulo em Londres, Sir Christopher Wren: "Si monumentum requiris, circumspice" - Se necessita de um memorial, olhe em volta".
Em 1952, quando este livro foi publicado, a destruição produzida pela guerra era ainda visivel um pouco por toda a Europa. Passado mais de meio século, este já não é o caso. Os locais bombardeados já foram limpos, os campos de batalha aplanados, as divisões curadas, a paz e a prosperidade restauradas na Europa. A maioria daqueles que viveram durante o III Reich e lutaram nas suas guerras já não se encontram entre nós.
Dentro de poucas décadas já não existirá ninguém testemunha directa do que se passou. E no entanto, o seu legado está ainda bem presente em múltiplos aspectos.
A história não se repete: nunca haverá um IV Reich. O neo-nazismo ainda tem seguidores, mas em lado algum mostrou sinais de vir a ter um significado político real. O legado do III Reich é muito mais alargado. Extende-se muito para além da Alemanha ou da Europa. O III Reich levanta da forma mais premente as possibilidades e as consequências do ódio humano e do poder de destruição que existe, mesmo se de uma forma mais diminuta, dentro de cada um de nós.
Demonstra com uma nitidez terrivel as consequências em potência do racismo, militarismo e autoritarismo. Mostra-nos o que pode acontecer quando algumas pessoas são tratadas como "menos humanas" que outras. Coloca, da forma mais extrema, o dilema moral que todos nós temos que enfrentar, numa qualquer altura da vida, de nos conformarmos ou de resistirmos, de acção ou inacção nas situações particulares com que somos confrontados.
Este é o motivo pelo qual o III Reich não desaparecerá mas continuará a chamar a atenção de gente que pensa, por todo o mundo, muito depois de ter passado à história."
Conformarmo-nos ou resistirmos, lutar ou baixar os braços perante aquilo que pensamos errado?
Eis a questão.

Sem comentários:

Enviar um comentário